Sexta, 19 de Julho de 2024
17°

Tempo limpo

Alagoinhas, BA

Senado Federal Senado Federal

Confúcio Moura critica polarização política e alerta para aumento do extremismo

O senador Confúcio Moura (MDB-RO), em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (19), criticou a “polarização política no Brasil”. Ele alertou ...

19/06/2024 às 18h55
Por: Redação Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
 - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
- Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O senador Confúcio Moura (MDB-RO), em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (19), criticou a “polarização política no Brasil”. Ele alertou sobre o crescimento de movimentos radicais no cenário nacional e mundial, relembrando os horrores do extremismo ao longo da história. O parlamentar destacou a ascensão da extrema-direita na Europa nos anos 1920 e 1930, quando o fascismo de Mussolini e o nazismo na Alemanha dominavam. Para o senador, "o Brasil precisa retornar a um centro político com líderes conciliadores".

— Aqui no Brasil também temos um movimento de direita forte, está crescendo, crescente. Para dar uma esfriada na polarização brasileira, é necessário que retorne ao Brasil, também na próxima eleição, e na outra subsequente, que assuma o poder no Brasil uma pessoa que não seja extremista, um estilo Juscelino Kubitschek, um estilo Temer, um estilo Itamar Franco, que foram presidentes que conseguiam conversar com todo mundo — disse.

Confúcio compartilhou experiências pessoais durante a ditadura militar no Brasil, lembrando os desafios enfrentados pela imprensa e pelos opositores políticos do governo na época. Ele destacou que a polarização tem tornado o ambiente hostil. O senador citou que tem sido alvo de ações extremistas desde as eleições de 2022, por ter apoiado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

— Você veja como é que está a cabeça do povo. Eu já disputei dez eleições, eu não sou novato. Lá em Rondônia, o pessoal até me chama de dinossauro da política. Eu sempre tive as minhas posições muito claras, nunca enganei ninguém. Se eu enganasse, eu só teria sido eleito uma vez. A minha posição não é de criticar os colegas que são daqui ou de acolá. Cada um segue a sua bandeira como quer, mas, realmente, o extremismo, a polarização doentia, as crenças políticas são altamente prejudiciais no curto prazo, no médio prazo e no longo prazo — concluiu.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Alagoinhas, BA Atualizado às 02h01 - Fonte: ClimaTempo
17°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 26°

Sáb 26°C 16°C
Dom 27°C 16°C
Seg 26°C 17°C
Ter 26°C 17°C
Qua 27°C 16°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias