Quarta, 19 de Junho de 2024
20°

Tempo limpo

Alagoinhas, BA

Geral Geral

Coordenadora da SDE é um dos três brasileiros selecionados para capacitação financiada pelo Banco Mundial na China

A cearense Brígida Miola, coordenadora de Atração de Empreendimentos Industriais da Secretaria Executiva da indústria da Secretaria do Desenvolvime...

31/10/2023 às 22h11 Atualizada em 31/10/2023 às 22h56
Por: Redação Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

A cearense Brígida Miola, coordenadora de Atração de Empreendimentos Industriais da Secretaria Executiva da indústria da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), está entre os três brasileiros selecionados para participar de programa mundial de capacitação sobre financiamento climático na China. Brígida é doutora em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Instituto Senckenberg Forschungsinstitut, na Alemanha.

O Programa de Treinamento em Finanças Climáticas do Cinturão e Rota de 2023 reúne profissionais de países que participam da Iniciativa do Cinturão e destina-se a funcionários governamentais, especialistas e técnicos de países em desenvolvimento. A ideia é que os participantes compreendam as práticas relevantes do clima global, as estratégias, políticas, medidas e ações tomadas pelo governo chinês para enfrentar as mudanças climáticas. Além disso, promove o intercâmbio internacional e cooperação entre a China e os países em desenvolvimento relevantes.

A formação de 2023 reúne 30 profissionais de diferentes áreas e países, e acontece em Pequim (China), na Universidade Tsinghua, uma das mais prestigiadas e influentes do País. A iniciativa é do Banco Mundial, do Centro de Treinamento Econômico e Técnico da China e do Instituto de Finanças Verdes da China.

De acordo com a pesquisadora Brígida Miola, a capacitação tem duração de 3 semanas e ajudará profissionais a desenvolver e implementar projetos de financiamento climático que contribuam para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas nos países participantes. “Muito gratificante estar entre os dois brasileiros selecionados sendo a única mulher neste importante programa voltado para mudanças climáticas”, afirmou Brígida.

Saiba mais

A Universidade Tsinghua é uma das mais prestigiadas e influentes do país. Fundada em 1911, a Tsinghua é conhecida por sua forte ênfase na ciência, engenharia e tecnologia, mas também oferece uma ampla gama de programas em outras áreas, incluindo humanidades, ciências sociais, gestão e artes.

Sobre o curso

A capacitação está dividida em 4 módulos. O primeiro, “Estratégias e Políticas para a Resposta da China às Mudanças Climáticas” abordará o processo de governança das alterações climáticas globais e questões-chave, a economia de baixo carbono da China, políticas e ações de desenvolvimento, o caminho de transição energética da China sob a visão de duplo carbono.

O segundo módulo, “Transferência e Cooperação Internacional de Tecnologia”, será sobre o desenvolvimento de internet energética e redes inteligentes, políticas chinesas sobre a indústria de veículos movidos a novas energias e políticas sobre a indústria do biodiesel.

“Mecanismo de Precificação de Carbono” é o tema do terceiro módulo que discutirá a construção e exploração da China, o mercado e comércio de emissões de carbono, progresso na redução voluntária de emissões, casos-piloto nacionais de financiamento climático, etc.

No 4º e último módulo “Ações Positivas”, vai tratar de projetos de utilização de hidrogênio (produção de células de combustível), projetos de utilização de CO2, Base de Reciclagem de Recursos Wuxi Huishan, etc.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Salinas da Margarida - BA
Sobre o município Notícias de Salinas da Margarida - BA
Alagoinhas, BA Atualizado às 19h01 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 29°

Qui 28°C 19°C
Sex 28°C 19°C
Sáb 27°C 19°C
Dom 29°C 19°C
Seg 28°C 19°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias